domingo, 9 de setembro de 2012

1º SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO do INSTITUTO ESTADUAL RUI BARBOSA - NOTURNO


SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
No dia 23 de agosto, na Sala de Reuniões, do Instituto Estadual Rui Barbosa aconteceu o Seminário do Ensino Médio Politécnico do noturno. A leitura do protocolo foi realizada pela professora orientadora Raquel Bolacel que nominou a mesa que foi composta por Denise Bressan Werle, diretora da escola, Coordenadora Adjunta da 32ª CRE, Josefina Adams Morais; Convidada da 32ª CRE, professora Luciany Nascimento; Professor Derli Pacífico de Oliveira Coordenador da Disciplina de Seminário Integrado e a Vice diretora Professora Solange da Cruz Battirola. Na comissão avaliadora estavam os convidados, os professores: Mayron Chagas da Veiga, Eliane Brum e Ana Tereza Cavalheiro Pires.
A diretora Denise Bressan fez a acolhida aos convidados, professores, funcionários e alunos. O Professor Derli  leu a mensagem; Se és capaz... do autor Rudiard Kipling, com tradução de Guilherme de Almeida, incentivando aos alunos com suas palavras de otimismo e assim deu-se início as apresentações dos trabalhos. A temática escolhida pelos grupos foi sobre violência.  Segundo o Dicionário Houaiss, violência é a “ação ou efeito de violentar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato violento, crueldade, força”. No aspecto jurídico, o mesmo dicionário define o termo como o “constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se à vontade de outrem; coação”. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Mas os especialistas afirmam que o conceito é muito mais amplo e ambíguo do que essa mera constatação de que a violência é a imposição de dor, a agressão cometida por uma pessoa contra outra; mesmo porque a dor é um conceito muito difícil de ser definido.
Os grupos trabalharam incansavelmente em suas pesquisas e na  problematização da temática  “VIOLÊNCIA”, com apresentação de seus trabalhos para a  Comunidade Escolar:
*  Violência contra mulher;
*  Violência no trânsito;
*  Violência verbal;
*  Violência contra crianças e adolescentes;
O primeiro grupo a apresentar foi  Violência contra a mulher, sendo os componentes do grupo: Mirian Andrade, Letícia Brum, Aline Cruz, Hyago Barbosa, Luiz Marcos da Silva Krod e Jane Maciel.
 O segundo grupo, trouxe a temática: A Violência Verbal, composto pelos alunos Dieury da Silva Beer, Hueny Guedes Menezes e Andressa Campos Daninheimer. Foi destacado por estes,  as  diversas formas de como identificar se um aluno está sofrendo algum tipo de violência verbal em seu ambiente escolar. Enfatizou-se que basta de violência  nas escolas,  que precisamos combater todos os tipos de violência na sociedade e nos ambientes nos quais convivemos. Que todos, precisam incentivar a vivência  e a cultura paz, da harmonia e do respeito.
O terceiro grupo enfatizou a violência contra crianças e adolescentes. Sendo os componentes deste grupo: os alunos Camila Regina da Rocha, Karina da Rosa Wittmann, Gabriel Schneiders Corcete, Taynara Beck Rocha e  Thiago Marques Paz. A violência contra crianças e adolescentes constitui um grave problema social. Há diversos tipos de violência contra a criança que são: violência física; a violência psicológica que manifesta-se como um grande sofrimento mental provocado por um adulto e a questão da violência sexual. A negligência, também, é uma forma de violência causada contra crianças e adolescentes, neste caso há o abandono da criança ou a omissão em termos de cuidados básicos. O disque 100 é um serviço de captação de denúncias de violências praticados contra crianças e existe também, o efetivo trabalho do Conselho Tutelar, na aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O último grupo explanou sobre a violência no trânsito, grupo este, composto pelos alunos: Lucas Alves Gomes, Guilherme Brum Gomes, Leonardo dos Santos Pires e Wagner Roberto dos Santos Velasques. O grupo falou sobre os altos índices de violência no trânsito de grandes cidades e em nosso município. Este grupo finalizou com uma  apresentação com entrevistas e dados atualizados concedidos pelo DETRAN/SLG sobre a violência no trânsito.
 A Coordenadora Adjunta da 32ª CRE, Josefina Adans de Morais,  fez uso da palavra,  parabenizou os alunos e suas respectivas apresentações, que, com vontade de aprender se pesquisa e se parte em  em busca de novos conhecimentos.
 Agradecemos aos docentes não mediram esforços na realização deste Seminário do Ensino Médio Politécnico do Instituto Estadual Rui Barbosa: Prof. Derli Pacífico de Oliveira – Coordenador da Disciplina Seminário Integrado e contou com o apoio dos demais colegas, Prof. Caroline Costa, Prof. Joanirse Ortis, Prof. Gisnári Matos, Prof. Lês Angela Zimmer, Prof. Idani Ribeiro, Prof. Janice Cruz, Prof. Neusa Rocha, Prof. Raquel Bolacel e da Prof. Francilene Zoia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem para a Prof. Sol

IERB

I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB Myspace Falling Objects I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB

Visitantes on line SolBatt


estatisticas online

PORTAL DE ENTRADA DO IERB