quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DICAS

Métodos podem tornar a leitura mais rápida e eficiente

Eliminar alguns vícios é o primeiro passo para uma compreensão de qualidade

Ler rápido, mas com qualidade: quem não quer? Seja para ler um livro antes de dormir ou o jornal de todos os dias, uma boa leitura possibilita uma comunicação mais eficiente, e um acréscimo de cultura sem comparação! 

Infelizmente não são todos que conseguem ler com qualidade. Alguns vícios na leitura impedem este avanço. Segundo o professor, psicólogo e pós-graduado em Comunicação, Flávio Pereira, alguns fatores influenciam na qualidade da leitura, positiva ou negativamente. Entre eles, a familiaridade com o texto, a riqueza de vocabulário e a capacidade intelectual do leitor, bem como a iluminação no ambiente, a postura durante a leitura e o estado físico do leitor.

Nos alunos, os problemas mais comuns notados pelo professor são aqueles vícios aprendidos na idade escolar. "A maioria dos vícios de leitura foi aprendido durante o processo de alfabetização. Tais vícios tornam a leitura menos veloz, cansativa, de difícil compreensão e retenção. A eliminação dos vícios de leitura é fundamental para que a leitura dinâmica funcione", explica Flávio. 

leitura dinâmica em curitiba
Foto: Sxc, Divulgação
Mas não é só a leitura dinâmica que auxilia no processo da leitura mais confiante. A fisioterapia ocular permite aumentar a capacidade e a concentração. "Aqui, trabalhamos com a fisioterapia do olho, e a velocidade é uma consequência da boa leitura. O objetivo é buscar a retenção da leitura, e podemos fazer isso com crianças a partir de sete anos", explica Carla Gazapina, diretora de Relações Públicas da Pilbra Curitiba, companhia multinacional criada há 25 anos, que tenta diagnosticar os maus hábitos da leitura e proporcionar aos alunos uma leitura rápida e de qualidade, fazendo com que o aluno leia, por exemplo, um livro de 200 páginas em apenas 20 minutos. 

Segundo Carla, os principais hábitos negativos da leitura são o sono e a regressão no texto. "Muita gente lê e volta ao que leu ou faz a leitura acompanhada com caneta, lápis... O fato de movimentar a cabeça da direita para a esquerda também é um erro. Por isso, a nossa ideia é trabalhar a questão dos olhos para a leitura ser melhorada, e fazemos isso com apoio depsicólogospedagogos e fonoaudiólogos. Pedimos apenas uma hora semanal para o aluno, e claro, determinação", explica Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem para a Prof. Sol

IERB

I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB Myspace Falling Objects I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB I ♥ IERB

Visitantes on line SolBatt


estatisticas online

PORTAL DE ENTRADA DO IERB